Novembro azul. Mês mundial de combate ao câncer de próstata. Previna-se!

LOGIN
Composição da Mesa DiretoraMesa Diretora
Comissões Permanentes
Conheça a Câmara
Controladoria Interna
Departamento Jurídico
Histórico de IbitiramaHistória
IBGE
Organograma
Símbolos
Servidores
Luciano Dias da Silva Neto
Juaci Ladeira AlvesVereador Juaci Ladeira Alves
Josimar da Silva RibeiroVereador Josimar da Silva Ribeiro
Marcelo Pirovani Mataveli
Carini Maria Gonçalves OgioniVereadora Carini Maria Gonçalves Ogioni
José Paula Machado Filho
Mychelle Vargas VieiraVereadora Mychelle Vargas Vieira
Sergio SilvaVereador Sergio Silva
Valtely Rocha PeixotoVereador Valtely Rocha Peixoto
Projetos de Lei OrdináriaProjetos de Lei
Ordem do Dia
Calendário das Sessões
PlenárioFuncionamento do Plenário
Notícias
Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Fale Conosco
Webmail InstitucionalWebmail institucional
Ato
Portarias
Decretos
ResoluçõesResoluções Câmara
Lei Complementar
Lei Ordinária
Contratos e AditivosContratos e aditivos
Estatuto do Servidor Público
Prestação de Contas PCA
Portal da Transparência
LicitaçõesÉ o processo administrativo formal pelo qual a Administração Pública contrata serviços ou adquire produtos destinados à sua manutenção e expansão. Este ato é regimentado pela Lei de Licitações, ou Lei Nº8.666/1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Fonte: Tesouro Nacional.
E-Sic
Concurso Público
Ouvidoria
Página principal
Ir para o conteúdo
Ir para a busca
Ir para o menu
Ir para o rodapé
Aumentar a fonte
Voltar a fonte padrão
Contraste
ACESSIBILIDADEPágina com todas as informações detalhadas sobre a acessibilidade deste portal
Mapa do site
Canal no Youtube
RSSAssine nosso feed RSS e receba nossas notícias no momento de sua publicação
ENDEREÇOAv. Lazarino Ricc, nº 25, Centro, Ibitirama/ES, CEP 29.540-000
TELEFONE(28) 3569-1378
EMAILcontato@ibitirama.es.leg.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTOSegunda a Sexta de 12:00 às 18:00 horas
HISTÓRICO DE IBITIRAMA
Em 1899 o casal Silvério Pereira e Cândida Maria de Assis, doaram o terreno para construção do patrimônio. Por se tratar da devoção dos doadores e a região ser montanhosa e propícia a tempestade, chamaram então o patrimônio de Santa Bárbara por ser a Santa protetora das chuvas e ventos fortes; que mais tarde passou a ser denominado Ibitirama que no Tupi-Guarani significa conjunto de montanhas, serras, cordilheiras.
Em 1917, a região do Caparaó passa a distrito do Caparaó e Ibitirama a Vila de Santa Bárbara do Caparaó. Caparaó no Tupi-Guarani significa águas que correm nas pedras, região de raras belezas e grandes recursos naturais.
Em 1955, com a política de erradicação dos cafezais e desativação do ramal ferroviário que propiciava o escoamento dos produtos da região até o porto da barra de Itapemirim. Ibitirama foi vítima do êxodo rural e com isso uma parada brusca em seu desenvolvimento e em sua economia.
O Movimento Nacional Revolucionário de 1964, reunia 17 ex-militares no Parque Nacional do Caparaó que tentaram organizar um movimento de combate ao regime militar que se instalara no país, e este movimento denominando-se a Guerrilha do Caparaó.
O fluxo migratório começa a ser contido em 1978 devido a instalação de uma Escola de 1º e 2º gruas, Emater, igreja Católica, Agência da Fazenda Estadual, BANESTES e Unidade Sanitária. Em 1988, o governador do Estado, Dr. Max de Freitas Mauro, sanciona no dia 15 de setembro, a lei nº 4161 de emancipação de Ibitirama a município, antes distrito de Alegre.
Atualmente, com município emancipado, Ibitirama apresenta todas as pré-condições de desenvolver não apenas o setor principal de sua economia o café, mas também de promover sua própria inserção em outros segmentos como o turismo e a piscicultura.
Assim, pode-se dizer que a história do município ainda está sendo escrita, e que o seu sucesso, num futuro próximo, dependerá unicamente da vontade e da luta continua dos cidadãos de Ibitirama.
Gentílico: ibitiramense
Geografia
Mais da metade da cidade é ocupado pelo Parque Nacional do Caparaó.
A cidade fica localizada na Serra do Caparaó. O relevo é bastante acidentado e montanhoso, com altitude média superior a 1 500 metros. O Pico da Bandeira, com 2 891,98 metros de altitude, fica localizado no município e se caracteriza como o ponto mais elevado do Espírito Santo e de Minas Gerais e o terceiro do país.
Os pontos mais altos do município são: Pico da Bandeira (2.892 metros), Pico do Calçado (2.849 metros) e o Pico do Tesouro ou dos Cabritos (2.620 metros).
Hidrografia
A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do Município é a do Rio Itapemirim, destacando-se como principais cursos de água os rios Braço Norte Direito e Santa Clara, além do Rio Preto.
Clima
O clima é Tropical de altitude Cwa. Com verões quentes e úmidos e invernos secos e relativamente frios a amenos. O outono e a primavera são estações de transição entre o inverno e o verão e apresentam as características destas duas estações com dias amenos ou quentes.
Nos Picos da Serra do Caparaó, são registradas as menores temperaturas do estado e algumas das menores temperaturas da Região Sudeste do Brasil. Graças à grande altitude da região, são comuns marcações na casa de quatro graus centígrados negativos. Geadas ocorrem diariamente no inverno. A temperatura na região pode variar de 25 a dez graus centígrados negativos.
Publicado em 01/01/2016 15:42
por Câmara Municipal de Ibitirama
https://ibitirama.es.leg.br/historico-de-ibitirama.html
Mesa Diretora
19/06/2023 15h15 • atualizado há 14 horas • Autor e Fonte: Câmara de Ibitirama
A mesa diretoria da Câmara Municipal de Ibitirama é composta pelo presidente Luciano Dias da Silva Neto, 1º secretário Josimar da Silva Ribeiro e 2º secretário Marcelo Pirovani Mataveli...
19/06/2023 11h02 • atualizado há 14 horas • Autor e Fonte: Câmara de Ibitirama
Os vereadores tem um importante papel, no Poder Legislativo: Elaborar e aprovar leis municipais, fislizar ações do Executivo, exercer com equilibrio e firmeza o dever de representar o povo, empenhar-se na difusão e prática dos valores democráticos e apresentar sugestões à administração...
Policial Militar e viatura da PM
24/06/2020 09h39 • atualizado há 1 dia • Autor: Assessoria de Comunicação • Fonte: PMES
A Unidade é composta pelos municípios de Ibatiba, Iúna, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire e Brejetuba.
Nesta quarta-feira (24/06/2020), o 14º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, sediado no município de Ibatiba-ES, completa dez anos de instalação e atuação, como guardião do Caparaó capixaba...
20/03/2020 18h07 • atualizado há 2 dias • Autor: Assessoria de Comunicação • Fonte: Prefeitura de Ibitirama
CONSIDERANDO a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Infecção do novo Coronavírus (COVID-19);
CONSIDERANDO a Notificação Recomendatória N° 02/2020 expedida pelo Ministério Publico do Estado do Espirito Santo, Gabinete do 1° Promotor de Justiça de Alegre e Ibitirama/ES;...
19/03/2020 17h05 • atualizado há 6 horas • Autor: Assessoria de Comunicação • Fonte: MPES
A Notificação Recomendatória nº 02/2020 pede que seja suspenso imediatamente todos os trâmites relacionados ao concurso público realizado pela Prefeitura de Ibitirama
O Promotor de Justiça do Munistério Público do ES, Dr. Matheus Leme Novaes, encaminhou uma Notificação Recomendatória para a Prefeitura de Ibitirama, sugerindo que seja suspenso imediatamente os trâmites relativos ao concurso público até segunda ordem, devendo ser providenciada a devida publicação da referida suspensão, visando resguardar a integridade dos candidatos e aplicadores de provas, seguindo, assim, as diretrizes necessárias para enfrentamento do problema relevante de saúde pública...
Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.
aceitarpolítica de privacidade