CÂMARA MUNICIPAL DE IBITIRAMA EMPOSSA 1ª CONVOCADA DO CONCURSO PÚBLICO 001/2020.

03/02/2025 10h10 • atualizado há 3 horas • Autor: • Fonte: CÃMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
...
LOGIN
Composição da Mesa DiretoraMesa Diretora
Comissões Permanentes
Conheça a Câmara
Controladoria Interna
Departamento Jurídico
Histórico de IbitiramaHistória
IBGE
Organograma
Símbolos
Servidores
Josimar da Silva RibeiroVereador Josimar da Silva Ribeiro
Juaci Ladeira AlvesVereador Juaci Ladeira Alves
Luciano Dias da Silva Neto
Adriana Morais Da Costa
Adilson Barbosa Antunes
José Paula Machado Filho
Marciel Moreira Alves
Mychelle Vargas VieiraVereadora Mychelle Vargas Vieira
Pedro Henrique Pereira
Projetos de Lei OrdináriaProjetos de Lei
Ordem do Dia
Relatórios de CPIs
Calendário das Sessões
PlenárioFuncionamento do Plenário
Notícias
Galeria de Vídeos
Fale Conosco
Webmail InstitucionalWebmail institucional
Ato
Lei OrgânicaLei Orgânica Municipal
Portarias
Decretos
ResoluçõesResoluções Câmara
Lei Complementar
Lei Ordinária
Contratos e AditivosContratos e aditivos
Estatuto do Servidor Público
Prestação de Contas PCA
Portal da Transparência
Dispensa de Licitação
LicitaçõesÉ o processo administrativo formal pelo qual a Administração Pública contrata serviços ou adquire produtos destinados à sua manutenção e expansão. Este ato é regimentado pela Lei de Licitações, ou Lei Nº8.666/1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Fonte: Tesouro Nacional.
E-Sic
Concurso Público
Ouvidoria
Página principal
Ir para o conteúdo
Ir para a busca
Ir para o menu
Ir para o rodapé
Aumentar a fonte
Voltar a fonte padrão
Contraste
ACESSIBILIDADEPágina com todas as informações detalhadas sobre a acessibilidade deste portal
Mapa do site
Canal no Youtube
RSSAssine nosso feed RSS e receba nossas notícias no momento de sua publicação
ENDEREÇOAv. Lazarino Ricc, nº 25, Centro, Ibitirama/ES, CEP 29.540-000
TELEFONE(28) 3569-1378
EMAILcontato@ibitirama.es.leg.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTOSegunda a Sexta de 12:00 às 18:00 horas
Conheça a Câmara Municipal de Ibitirama
A Câmara Municipal é o órgão legislativo que se reúne durante as Sessões Legislativas: Ordinárias, de quinze de fevereiro a trinta de junho; e primeiro de agosto a quinze de dezembro. Extraordinárias, quando com este caráter for convocada a Câmara Municipal.
Publicado em 01/01/2016 15:14 - Atualizado em 07/08/2018 15:28
A Câmara Municipal é o órgão legislativo que se reúne durante as Sessões Legislativas: Ordinárias, de quinze de fevereiro a trinta de junho; e primeiro de agosto a quinze de dezembro. Extraordinárias, quando com este caráter for convocada a Câmara Municipal.
O Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores representantes da comunidade, eleitos para cada legislatura, entre cidadãos maiores de dezoito anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto e secreto.
Atribuições
Dentre as atribuições da Câmara Municipal encontram-se a de controle e fiscalização dos atos do Executivo; julgamento de infrações político-administrativas do Prefeito e de seu secretariado; a prática de atos administrativos nos assuntos de sua economia interna; o exercício de atividade decorrente de disposições normativas (leis), deliberações administrativas (decretos legislativos, resoluções e outros atos), sugestões ao Executivo (indicações), e sobre qualquer assunto da competência local no que se refere à defesa dos interesses coletivos.
O período de atividades da Câmara, compreendido desde a posse dos Vereadores até o término de seus respectivos mandatos, que são de quatro anos, se denomina Legislatura, esta é constituída de quatro Sessões Legislativas e estas de dois Períodos Legislativos cada uma.
O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito Municipal, auxiliado por Secretários Municipais.
O Prefeito e Vice-Prefeito tomarão posse em sessão solene da Câmara Municipal, no dia primeiro de janeiro do ano subseqüente ao da eleição, prestando compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal, Estadual, esta Lei Orgânica, observar as Leis e promover o bem estar geral do Município.
Comissões Permanentes
Às Comissões Permanentes, compete o estudo e manifestação sobre proposições e assuntos submetidos a exame dentro de suas respectivas competências em caráter preliminar para balizar a decisão do Plenário. Nela são elaborados pareceres técnicos e realizadas Audiências Públicas para ampla discussão das proposições.
Comissões Temporárias
As Comissões Temporárias, de caráter transitório, objetivam proceder estudos, investigações, inquéritos e representação social, extinguindo-se tão logo alcançados seus objetivos ou expirados seus prazos de deliberação.
Composição
A Câmara Municipal de Ibitirama é composta por nove vereadores eleitos pelo povo, em pleito regular direto.
O Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores representantes da comunidade, eleitos para cada legislatura, entre cidadãos maiores de dezoito anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto e secreto.
Funções do Vereador
1. Apresentação de Projeto de Lei, Resolução, Decreto Legislativo e Emendas a Lei Orgânica;
2. Aprovação das Leis Municipais, Resoluções e Decretos Legislativos e Emendas a Lei Orgânica;
3. Fiscalização do Executivo através dos Instrumentos Legais;
4. Instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito e Comissão Processante para julgar Vereadores e o Prefeito nas infrações Políticos Administrativas.
Legislatura
Configura-se em todo o período do mandato de quatro anos dos vereadores.
Legalidade
A administração da Câmara Municipal atua observando a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município, que lhe assegura autonomia política, administrativa e financeira e o seu Regimento Interno, instrumento delineador das atribuições dos órgãos do Poder Legislativo e que define suas funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas, bem como, suas atribuições.
Lei Orgânica
A Lei Orgânica é uma lei genérica, de caráter constitucional, elaborada no âmbito do município e consoante as determinações e limites impostos pelas constituições federal e do respectivo estado, aprovada em dois turnos pela Câmara de Vereadores, e pela maioria de dois terços de seus membros. No âmbito municipal a Lei Orgânica foi aprovada seis meses após a promulgação das constituições estaduais, que por sua vez tiveram um prazo de um ano para serem aprovadas, depois da promulgação da Constituição de 1988.
Mesa Diretora
A Câmara é administrada pela Mesa Diretora, órgão de representação e diretivo dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, com mandato de dois anos. Cabe à Mesa a prática de atos de direção, administração e execução das deliberações aprovadas pelo Plenário, na forma regimental.
A Presidência é o órgão representativo da Câmara quando ela houver de se pronunciar coletivamente, o regulador de seus trabalhos e o fiscal de sua ordem, tudo na conformidade do Regimento.
Líder é o porta-voz de uma representação partidária e o intermediário entre ela e os órgãos da Câmara Municipal.
Ordem do dia
Tem a duração de 3 horas podendo ser prorrogada por mais 1 hora dependendo de votação do Plenário. Durante este período são discutidos e votados os Projetos de Lei, Resoluções, Decretos, as Moções, os Requerimentos e os pedidos de apoio de outras Câmaras na ordem da pauta estabelecida pelo Presidente. A Pauta é a matéria programada, antecipadamente, para ser discutida na sessão.
Plenário
O Plenário é o órgão deliberativo e soberano da Câmara constituído pela reunião de Vereadores e suas atribuições são políticas, deliberativas e legislativas.
Processo Legislativo
O Processo Legislativo encerra o conjunto dos atos e procedimentos a serem obedecidos na produção dos atos normativos que derivam diretamente da própria constituição.
Compõe-se de fases e atos essenciais à tramitação de uma proposição que deva submeter-se à deliberação do plenário (desde a apresentação, análise pelas Comissões Técnicas, emendas, substitutivos, discussão, votação, aprovação, sanção e promulgação em caso de veto), de iniciativa de qualquer Vereador, Mesa, Comissão da Câmara, Prefeito, ou, ainda, da população.
A matéria examinada pelas Comissões é discutida em plenário, após é realizada sua votação. Votado e aprovado, o projeto é encaminhado ao Executivo para sanção, ou não.
Se o Prefeito sanciona o projeto transforma-se em Lei; se não concorda com o projeto Veta total ou parcialmente, negando sanção.
O Veto deve ser encaminhado à Câmara no prazo de 15 dias úteis. Se a Câmara mantém o Veto, o projeto aprovado não é transformado em Lei; se a Câmara rejeita o Veto, será o projeto com o Veto rejeitado encaminhado ao Executivo para promulgação. Se o Prefeito não o fizer no prazo de 48 horas, o fará o Presidente da Câmara. Como Lei, será publicada a fim dar-lhe legitimidade e conhecimento a toda sociedade do seu texto para cumprimento.
Regimento Interno
O Regimento Interno disciplina todas as atividades da Câmara. É documento essencial, imprescindível ao seu funcionamento. É a lei interna definidora das atribuições dos órgãos da Câmara, do processo legislativo, da tramitação dos documentos sujeitos à apreciação da Casa. É resolução que aprova o Regimento Interno.
por Câmara Municipal de Ibitirama
https://ibitirama.es.leg.br/conheca-a-camara.html
03/02/2025 10h10 • atualizado há 3 horas • Autor: • Fonte: CÃMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
...
Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.
aceitarpolítica de privacidade